Cascavel registra aumento de 90% nos óbitos por Covid-19

O mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados

17 de junho de 2021 | 17h53 | Atualizado há 43 dias

PUBLICIDADE
Dados dos Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam, ainda, que o município teve crescimento de mortes pela doença na comparação com o mesmo mês do ano passado

Com o terceiro pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Cascavel, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no município, o mês que se encerrou registrou aumento de 90,83% no número de falecimentos, atingindo a marca de 113 mortes, frente a uma média de 59.

Os números de maio só ficam abaixo quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente, o primeiro e segundo piores meses da pandemia no município, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta queda de 54% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 3,4%. Em números absolutos, maio registrou 113 óbitos causados pelo novo coronavírus, enquanto março foram 249 óbitos, e abril 117.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

"O Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil exerce um papel muito importante durante a pandemia da Covid-19, porque fornece as informações necessárias para que possamos entender a dimensão desta crise sanitária e permite que ações sejam tomadas, tanto individuais, como coletivas", comenta a presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), Elizabete Regina Vedovatto.

Maio/20 x Maio/21

Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 769% dos óbitos em Cascavel em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 113 mortes no mês passado frente a 13 em maio do ano passado. Na mesma comparação, o Paraná registrou um aumento de 1023% dos óbitos, foram 4.560 mortes no mês passado, enquanto maio do ano passado foram registrados 406 óbitos. Outros 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Sobre o Irpen/PR

O Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná congrega os 519 cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná distribuídos por todos os municípios e distritos paranaenses, responsáveis pelos principais atos da vida civil dos cidadãos, entre eles os registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Saiba mais em www.irpen.org.br.
IRPEN - PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM